Shih Tzu É Bom Com Crianças? Maneiras De Garantir Um Bom Relacionamento

Se você tem filhos e está pensando em comprar um Shih Tzu, ou vice-versa, faz sentido que você queira saber se os dois são uma boa combinação.

É fato que certas raças de cães são ótimas com crianças, enquanto outras são recomendadas para lares sem crianças, portanto, seria um erro supor que todo cão tolera crianças.

Mas e Shih Tzu, eles são bons com crianças?

Devido à sua natureza afetuosa e temperamento geralmente dócil, os Shih Tzu são maravilhosos animais de estimação da família. No geral, os Shih Tzu são considerados uma boa opção para residências com crianças. É importante, no entanto, sempre garantir que as crianças pequenas entendam como tratar adequadamente seus pequenos companheiros.

Embora Shih Tzu geralmente seja um bom cão para crianças, ainda não é um caso aberto e fechado.

Como com qualquer coisa, há coisas diferentes em que você precisa pensar antes de tomar sua decisão.

Se você está pensando em trazer um Shih Tzu para sua casa e tem filhos pequenos, definitivamente desejará conferir primeiro as respostas a essas perguntas importantes.

O Que As Crianças Pequenas Devem Ser Ensinadas Para Garantir Um Bom Relacionamento Com Seus Companheiros De Shih Tzu?

É importante começar a trabalhar com seus filhos desde muito cedo, na maneira correta de tratar todos os animais.

Isso é importante, mesmo que sua família não tenha nenhum animal de estimação no momento.

Isso ajudará o contato futuro com os animais a ocorrer sem problemas e com segurança, tanto para os animais quanto para o seu filho.

Esta menina está se divertindo brincando com seu cachorro Shih Tzu enquanto tenta imitar sua voz

Então, quais são as coisas que as crianças pequenas precisam saber quando se trata de interagir com cães?

  • As crianças precisam entender que um Shih Tzu não é um brinquedo.

Avise seu filho desde cedo que animais são criaturas vivas que precisam ser cuidadas. Diga ao seu filho que um animal também pode ter “piolhos” e também pode se sentir doente, feliz, assustado etc.

  • As crianças precisam saber como se comportar em torno de cães e outros animais que eles não sabem.

Essa dica é especialmente importante se seu filho é um grande amante dos animais; certifique-se de que ela nunca saiba se aproximar de um animal que ela não conhece sem primeiro obter permissão do proprietário.

Informe a ela que alguns cães podem proteger muito de seus donos e casas, ou que alguns podem não estar acostumados com crianças.

Se o cachorro estiver perdido, você deve impressionar seu filho que ele nunca deve se aproximar dele, pois pode ser agressivo ou até mesmo doente.

Mesmo que o animal seja familiar, como um amigo ou animal de estimação de um membro da família, diga ao seu filho que ele ainda precisa perguntar antes de acariciá-lo, e ela sempre deve garantir que um adulto esteja próximo.

  • As crianças precisam saber como abordar um Shih Tzu.

Deixe seu filho saber se mover devagar e com cuidado. Ela deve se aproximar do lado e agachar-se um pouco em vez de ficar de pé sobre o cachorro.

Não seja barulhento, pois isso pode assustar o cão, e ele deve oferecer a palma da mão aberta ou perder o punho para ele cheirar. Muitas vezes, é melhor deixar um cachorro vir até você.

  • As crianças precisam saber como cuidar adequadamente de um animal.

A maioria das crianças pequenas é ensinada a usar dois dedos para acariciar um animal para garantir um toque suave.

À medida que as crianças aprendem mais, podem acariciar seus animais com as mãos. O toque deve ser agradável, movimentos suaves nas costas dos cães.

Não deixe seu filho bater na cabeça do cachorro . Os cães realmente não gostam disso, e isso pode ser percebido como um ato ameaçador.

  • As crianças precisam saber como pegar corretamente um cachorro (e se deveriam)

Na maioria das vezes, é melhor que as crianças deixem seus amigos peludos com suas próprias quatro patas.

Porém, à medida que seu filho cresce, é provável que às vezes precise pegar seu Shih Tzu, por isso verifique se ele sabe o caminho certo.

Mantenha o cachorro na posição vertical, não no estilo de boneca, e verifique se o filhote está completamente apoiado e não está pendurado nos braços do seu filho.

Seu alcance deve ser confortável e não excessivamente restritivo. O cão precisa sentir que pode fugir sempre que quiser.

  • As crianças precisam entender os sinais de alerta de um cão.

Ensine os sinais de alerta para o seu filho antes do tempo.

Rosnados baixos, dentes à mostra, estalos, afastamento, se escondendo embaixo de móveis, dobras da cauda e encolhidos são sinais de que um cão está com medo, nervoso, agressivo ou apenas quer ser deixado em paz.

Além disso, verifique se o seu filho sabe que não deve se aproximar de um cachorro que esteja comendo ou mastigando um osso. Uma rima fofa que eles não esquecerão é: “Se um cachorro tem um osso, então deixe-o em paz!”

Faz Alguma Diferença Se O Shih Tzu É Um Filhote De Cachorro Ou Um Cão Adulto?

Mama preto e branco Shih Tzu com seus dois filhotes
A resposta curta aqui é sim, definitivamente. Faz uma grande diferença para o Shih Tzu e a criança.

Assim como os seres humanos adultos agem de maneira diferente das crianças humanas (bem a maioria deles de qualquer maneira), os cães adultos se comportam de maneira diferente dos filhotes brincalhões.

Uma criança pequena pode ver um filhote de cachorro pequeno e saltitante como um bicho de pelúcia vivo e tentar lidar com isso como faria com seu ursinho de pelúcia favorito. Além disso, como um cão robusto como o Shih Tzu, os filhotes ainda são pequenos e vulneráveis ​​a lesões de crianças excessivamente excitadas.

Os filhotes também são novos e aprendem a interagir com seus novos companheiros humanos. Portanto, eles ainda podem estar beliscando e arranhando e, sem querer, machucam uma criança durante o jogo.

Portanto, assim como você deseja ensinar seus filhos a agir com cães, você também precisa treinar seu filhote sobre como agir com as pessoas.

É importante garantir que os Shin Tzu saibam que até os pequenos humanos da casa são seus alfas e não seus companheiros de ninhada.

Os cães mais velhos , por outro lado, talvez possam estar um pouco intrigados quando as crianças aparecerem.

Se uma criança tenta brincar com um cachorro mais velho da mesma maneira que brinca com um filhote, o canino mais velho pode decidir o suficiente e dizer à criança para recuar.

Mas se a criança sabe como tratar adequadamente seu amigo animal, um relacionamento maravilhoso pode se formar, muitas vezes com o cão cuidando dela.

Quais são os sinais de alerta que sinalizam que a relação entre Shih Tzu e crianças pode não funcionar?
Como em qualquer relacionamento, algumas coisas simplesmente não devem ser. Às vezes, uma criança e Shih Tzu simplesmente não são uma boa combinação por várias razões.

Portanto, se você notar algum desses sinais de aviso, pense duas vezes antes de tentar juntar o combo:

  • O cão sempre rosna com os dentes à mostra para a criança, especialmente se a criança não está fazendo nada para incomodá-lo.
  • Seu filho tem muito medo do animal, ou talvez de todos os cães, mesmo que ele esteja do outro lado da sala.
  • O cachorro bateu na criança, especialmente sem motivo aparente.
  • Parece que seu filho não consegue entender (ou não escuta) como tratar o cão e continua a bater, chutar, agarrar e puxá-lo.

Observe que estas são coisas que tornam o relacionamento infeliz para a criança e para o Shih Tzu.

Mesmo que seu cão seja extremamente tolerante a constantes puxões de cauda e de orelhas, isso não o faz bem.

Da mesma forma, se o seu cão é tranquilo com todos, mas sempre com as crianças, é um sinal de que a partida provavelmente não é uma boa ideia.

Os cães também merecem estar seguros e felizes.

Basicamente, desde que você use o bom senso e ensine o cão e a criança a se comportar um com o outro, o Shih Tzu se dará bem com as crianças.

De fato, os dois podem desenvolver um vínculo incrível e se tornar amigos rapidamente por muitos anos.

Você já adquiriu seu livro?


Estamos orgulhosos de te oferecer este excepcional ebook de cuidados com o Shih Tzu, use o para guiá-lo em todas as etapas da vida do seu cão.
Veja os detalhes do livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *