Por que os cães lambem nosso rosto em momentos de alegria?

Algumas pessoas os amam; outras pessoas os odeiam, mas todo mundo tem uma opinião sobre beijos caninos. Independentemente de qual campo você cair, é importante ensinar Fido que não significa que não! Embora você possa se declarar firmemente enraizado no clube de aficionados por beijos caninos, as pessoas que visitam sua casa talvez não o façam, por isso é importante que Fido entenda que às vezes ele precisa manter os lábios para si mesmo. Se você é o dono de um Casanova canino, o que você pode fazer para impedi-lo de lamber o rosto?

Por que cachorros lambem rostos

Muitas vezes, compreender um comportamento é fundamental para nos ajudar a mudar isso. Uma vez que lamber não é tipicamente algo que os seres humanos fazem uns aos outros, é importante tentar entrar na mentalidade canina para chegar à causa raiz da ação, a fim de redirecioná-la apropriadamente.

Então, por que os cães lambem os rostos?

A partir do momento em que os filhotes nascem neste mundo, eles experimentam lambidas. Sua mãe lambe-os para remover o saco de seus corpos, em seguida, lamber seus rostos para limpá-los e induzir a respiração. Ela até lambe seus pequenos vagabundos para estimular a micção e a defecação até que seus bebês tenham idade suficiente para se envolver nessas funções corporais, independentemente dela. Lamber é uma linguagem que os cães entendem.

Mas não é apenas no momento do nascimento que os filhotes e sua mãe participam de rituais de lambida. Os filhotes geralmente lambem a boca da mãe. Isso pode ser interpretado de várias maneiras diferentes. Em estado selvagem, a mãe do cão seria responsável pela compra de alimentos para alimentar seus filhotes, uma vez que eles não estivessem amamentando. Como um pouco de comida era grande demais para ser transportado com segurança de volta para o ninho, seria necessário que a mãe mastigasse a comida e a engolisse apenas para regurgitá-la mais tarde para os filhotes comerem. Filhotes aprendem muito rapidamente que sua mãe é a fonte de todos os alimentos até que eles tenham idade suficiente para caçarem a nutrição. Quando eles estão com fome, eles vão lamber a boca da mãe para que ela saiba que eles estão prontos para comer e estão olhando para ela para fornecer seu alimento.

Se você tiver mais de um animal de estimação em casa, poderá vislumbrar um lambendo o rosto do outro periodicamente. Esse comportamento específico geralmente indica um cão mostrando a submissão para o outro. O cachorro sendo lambido é aquele no papel de liderança com o cachorro fazendo a lambida mostrando claramente deferência. Pode-se supor que isso também se aplica ao relacionamento canino-humano. Seu cão pode simplesmente estar expressando para você que ele reconhece que você é “cão superior” em casa, e ele voluntariamente se submete a você. Rosto lambendo caninos também é um sinal de apaziguamento, então um cachorro lambendo seu rosto pode ser usado para comunicar que o cão não lhe faz mal. Fido é um tipo de cara que gosta de paz!

Nossos cães percebem que os humanos em suas vidas desempenham uma função totalmente diferente da de suas mães caninas. No entanto, eles ainda preferem lamber nossos rostos. Por quê?

Cães costumam lamber os rostos de seus donos por um simples motivo – eles têm um gosto bom! Não se preocupe; Fido não vai ficar todo com você e passar de lambida para a boca cheia. Muitas vezes a pele humana carrega o sabor do sal, algo que os cães adoram!

Às vezes os cães simplesmente adquirem o hábito de lamber. Desde cães tendem a repetir comportamentos que parecem nos agradar; Se você expressa alegria quando seu cachorro lambe seu rosto, é muito provável que Fido mostre o comportamento o mais rápido possível, porque invocou uma resposta que ele considera bastante desejável.

Mas é claro que não podemos negar que alguns cachorros lambem como sinal de afeição. Nossos cães nos amam e não têm tantas maneiras de expressar essa emoção quanto os seres humanos. Eles ficam perto dos nossos lados e às vezes até se deitam em cima de nós. Mas uma das melhores maneiras de nos comunicar que somos amados é um bom e velho rosto canino lambendo!

Como mudar o comportamento

Se lamber o rosto é muito menos do que o seu favorito, há algumas coisas que você pode fazer para pará-lo. Aqui está uma lista de algumas coisas que você pode tentar:

Redirecione o comportamento.
Às vezes, a solução mais simples para um problema é a distração. Quando seu cachorro tentar lamber seu rosto, redirecione-o para outra coisa que envolva seu interesse. Você pode experimentar um Kong recheado com algo gostoso, um osso cru, ou até mesmo um novo brinquedo . Você quer ter certeza de que o que quer que você use é extremamente alto valor, especialmente se o seu cão tem uma longa história de lamber o rosto como o desejo de retomar beijos doggy será muito forte para o seu cão!

Suprima sua reação.
Os cães respondem excepcionalmente bem às técnicas de reforço positivo. Se você expressar alegria toda vez que Fido beijar seu rosto, ele interpretará a ação como um comportamento bem-vindo, e continuará fazendo isso. Para mudar esse comportamento, é necessário que você aprenda a não reagir quando Fido tenta lamber seu rosto. Seu cachorro está procurando por uma reação sua. Se você deixar de entregar um, ele provavelmente irá mudar para uma atividade diferente, na esperança de que ele encontre outra coisa que lhe agrade e lhe dê a recompensa de sua atenção.

Seja um alvo em movimento.
Quando seu cão faz um caminho mais curto para seus lábios, a melhor coisa a fazer é mover o alvo. Seu cachorro não pode beijar o que não está lá!

Ensine um comando “deixar”.
Embora “deixar” seja normalmente ensinado a incentivar os cães a não tocar em um objeto, ele é igualmente eficaz quando se trata de comportamentos indesejáveis. Quando o seu cão se aproxima dos lábios de um convidado, você pode simplesmente pedir a ele para “deixá-lo”, e esperançosamente, o seu cão vai assumir uma atividade considerada mais socialmente apropriada para a sua empresa.

Faça uso de uma caixa.
Um hábito bem estabelecido pode ser difícil de erradicar completamente. Se a companhia está vindo e Fido ainda está tentando beijar exuberantemente todos que passam pela porta, pode ser melhor para ele crate até que ele possa conter seu entusiasmo e se aproximar de seus convidados com um comportamento mais calmo.

Algumas pessoas acham que beijos caninos são a bomba, mas como nem todo mundo se sente assim, é sempre uma boa idéia ensinar seu cão a se demitir quando é ordenado a fazê-lo. Se o seu cão é um pouco canino Don Juan, experimente algumas de nossas dicas hoje para ajudar Fido a aprender mais maneiras socialmente apropriadas.

Você já adquiriu seu livro?


Estamos orgulhosos de te oferecer este excepcional ebook de cuidados com o Shih Tzu, use o para guiá-lo em todas as etapas da vida do seu cão.
Veja os detalhes do livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *